Você já ouviu falar em rede de pesquisa do Google? São anúncios que aparecem no topo das pesquisas assim que você faz uma busca sobre determinado assunto, como se a empresa pagasse para que o Google entregasse a propaganda como resposta a uma pergunta feita pelo usuário. Com certeza já foi alvo de algum desses anúncios.
É uma proposta incrível. Afinal, o que poderia ser mais poderoso do que entregar “exatamente” o que se deseja, no momento em que se deseja?
Veja bem, vamos analisar duas situações:

  1. Quando estamos no instagram e vemos um anúnico de uma geladeira;
  2. Quando estamos no Google e procuramos uma geladeira.

Na primeira situação, pode até ser que tenhamos interesse na oferta, mas nunca entraríamos no instagram pensando em receber um anúncio sobre geladeira, queremos ver as fotos dos nossos amigos, algum stories engraçado ou algum vídeo de gato. Agora, se eu busco por “geladeira” e recebo um anúncio com uma promoção?
Vamos falar de efetividade, temos mais chance de fazer uma venda na primeira opção ou na segunda? A segunda opção me parece mais funcional.

Metade dos resultados nesse mundo digital vem da intenção correta no momento correto. Queremos unir uma oferta de um produto, com uma promoção do mesmo, no momento em que ele é o objeto de desejo de alguém.

Como esses anúncios se parecem?

Esses anúncios são basicamente a união de 3 títulos e duas descrições. Cada título pode ter até 30 caracteres, cada descrição pode ter até 90 descrições.

Vamos ver um dos anúncios de nossos clientes:

Como fazer bons anúncios?

Escrevendo bem. Não existe fórmula mágica, embora muitos a vendam. Anúncios são testes, e até os melhores, só funcionam por um tempo, então precisamos sempre estar otimizando, melhorando e estudando. Leia bons livros de copy, use diferentes gatilhos mentais e o principal: Teste. Teste mais, teste de novo, teste novamente e quando achar que já está bom, deixe por uns dias e teste novamente.

Além disso, o grande segredo da rede de pesquisa é saber como se responder as perguntas feitas pelo usuário. Perguntas sempre são mais importantes que as respostas. Respostas são fatos, perguntas que levam a se pensar.

Se eu busco por uma “receita de sorvete de chocolate”, qual a resposta que eu quero? Vamos fazer uma busca.

É, o Google sabe o que responder, então vamos imita-lo. Recebemos uma resposta exata para o que buscávamos. Vamos supor que eu quero anunciar uma receita de sorvete, mas o meu preferido é de morango. Então vou fazer um anúncio para quem busca “sorvete de chocolate”, mostrando meu super sorvete de morango, já que meu sorvete é muito bom, vou ter um bom resultado, né?

Provavelmente não. O Google preza por dar BONS RESULTADOS, e meu anúncio é uma boa resposta? Não. Quem faz uma busca específica, quer um resultado específico, é provável que você pague mais caro para mostrar essa sua receita e tenha resultados piores.

Tá bom, mas vamos parar de falar de sorvete :’)

O que tiramos de lição daqui? Bons anúncios são respostas pontuais. Que respondem exatamente a pergunta feita pelo usuário.

Antes de partir para a criação, vamos aprender sobre Keywords

Meu nome é Jaffé Marques, sou gestor de tráfego e Desenvolvedor a mais de 8 anos no mercado. Caso queira conversar mais sobre o assunto ou precise de algum tipo de ajuda, sinta-se livre para nos enviar uma mensagem pela página de contato

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *